Pesquisar neste blogue

quarta-feira, 29 de janeiro de 2020

PRODUÇÃO DE NOZES - quantidades médias por hectare

No acompanhamento , durante anos, de quase 20 produtores de nozes, sócios da já extinta COFRAL (Cooperativa de Frutos Secos do Alentejo ) e não só, de nogureirais com variedades americanas e francesas e dos diversos porta enxertos ( nigra, paradox, régia e .......), em diversos compassos, considerando os intensivos, com regas de asperssão e gota a gota, a produção na maioria, anda nos 1 200 a 1 500 kgs/ha, poucos se aproximam dos 2 000, muitíssimos  poucos e eventualmente dos 2 500, quase nenhum e só excepcionalmente, não em média, mas numa pequena  parcela dos 3 000 Kgs.

2 comentários:

  1. 1- Tenho dois nogueirais: a)um com 14 anos, de variedade "Lara" e compasso 8X6m; b) outro com 11 anos, de variedade "Chandler" e compasso 6X4m. Nota: ambos os nogueirais possuem polinizadores (5%), porta-enxertos "Régia" e rega "gota-a-gota".
    2 - As minhas produções estabilizaram nos 1450 Kg/ha, dentro da média de outros nogueirais aqui da região.
    3 - Para melhorar a minha produção estou decidido a renovar os meus nogueirais com enxertia noutras variedades.
    4 - O que é que me aconselha? Que fazer?
    Desde já os meus agradecimentos

    ResponderEliminar
  2. Não vá para a enxertia, porque: a variedade que irá obter, demorará 5 anos, se tiver sorte, a produzir nozes; a produção, andará nas quantidades dessas, pois todas elas produzem sensivelmente o mesmo; a enxertia em árvores com esses anos, atendendo a grossura do tronco, será o garfo de topo e mesmo que sejam 4 enxertos por cada árvore, dificilmente soldam a ponto de evitar que a água das chuvas se acumule no meio deles, provocando a podridão do tronco e a morte prematura da árvore; quanto lhe vai custar todo esta operação? E os enxertadores capazes e a garantia do trabalho?

    ResponderEliminar