Pesquisar neste blogue

quarta-feira, 30 de agosto de 2017


Estado do enxerto feito em princípios de Agosto de 2017 em árvores de sementeira provenientes do nosso viveiro e transplantadas em Fevereiro de 2017.

6 comentários:

  1. Li atentamente o seu blog e agradeço desde já as informações tão importantes
    que ali disponibiliza. Tenho na minha propriedade algumas nogueiras cujas variedades não consigo identificar. São árvores já de grande porte com uma produção razoável.

    Estou a preparar o terreno (cerca de 2 hectares) para a plantação de árvores, mas ainda não decidi, nesta altura, que árvores deverei plantar. Estou contudo quase decidido a plantar nogueiras. A terra é de boa qualidade, servida de água, mas tem problemas de gelo e geadas durante o Inverno até ao inicio da Primavera (é na região de Ferreira do Zêzere). Deveria,
    por isso, escolher uma variedade que florescesse mais tarde.

    Agradecia, por isso se me informasse:
    a. quais a(s) variedade(s) que me aconsalha a plantar, que tipo de fertilizante devo usar.
    b. Tenho alguma árvores que aqui na região se chamam de nogueirões que têm cerca de 10/12 anos e dão fruto. Será que posso usá-las para porta enxerto, ou será mais vantajoso eliminá-las?

    Agradeço antecipadamente

    Jorge Lopes

    ResponderEliminar
  2. Zonas se geadas tardias, só deve plantar nogueiras de origem francesa(franquette e fernor); fala-se numa nova (fervel, já tenho 10 árvores plantadas,mas é cedo para para me pronunciar sobre ela).Quanto a adubos, tem que analizar a terra, mas deite quanto puder, de estrume.O porta enxerto e se tem possibilidades de enxertar, utilize a noz da região, de nogueiras antigas (pequenas e muito duras); se tiver que comprar, peça régia e que Deus o ajude.

    ResponderEliminar
  3. Prezado Coronel João Tété,
    Muito obrigado pela sua mensagem e pelos conselhos que me transmitiu.
    Queria pedir mais uma vez a sua opinião relativamente ao que uma empresa me indicou: a empresa referiu-me que nos terrenos abaixo de Coimbra podem ser plantadas a variedade Fernor em zonas de maiores geadas e Lara em zonas com nenbores geadas. Aconselham também que o espaçamento das árvores seja 4X8.
    Antecipadamente grato
    Jorge

    ResponderEliminar
  4. Quanto às variedades não há problemas. Quanto ao compasso aconselho nunca menos de 6x8, pois todos os que tenho acompanhado com compassos inferiores são muito maus (falta de ventilação e arejamento além da concorrência entre as árvores).

    ResponderEliminar
  5. Boa tarde Sr. Coronel
    Gostaria de saber, perante a sua experiência, qual a melhor época e método para proceder ao enxerto de nogueiras com cerca de 1 ano.

    Antecipadamente grato

    Rui Borges

    ResponderEliminar
  6. Fenda inglesa em Fev,Março e Abril garfo em Março e Abril, chepe em Maio e placa em Setembro/Outubro .Ter em atenção o porta -enxertos, a vara e o tempo, pois não é assim linear. Linear, só na folha A4; O tempo, o porta enxertos e variedade, é que nos informam qual o tipo de enxertia.

    ResponderEliminar