Pesquisar neste blogue

domingo, 13 de março de 2011

Controle da rega


A rega torna-se absolutamente necessária, pois potencializa o rendimento dum pomar de 30 a 50%, variando conforme o tipo de solo, pois não só estimula o desenvolvimento das árvores como acelera a entrada em produção. Há vários sistemas de rega, mas na sua escolha deve-se ter em atenção que a superfície molhada não deve ser inferior a 60%, devendo sempre ser afastada do tronco. Como auxiliares das quantidades e de quando se deve iniciar, há diversos aparelhos, sendo os que me parecem mais aconselháveis, os Tensiómetros. Quando marcam 60/70 bares deve-se iniciar a rega e terminar nos 5/10. O mais aconselhável é manterem-se entre os 25 a 4o. A profundidade deve estar entre os 30 a 4o cm, pois é onde funcionam as raízes alimentícias.Devem ser montados no principio da Primavera e retirados quando do inicio da maturação do fruto, bastando para o efeito 1 ou 2 aparelhos por pomar. Como processo expedito, um vara de ferro helicoidal de espessura 5mm, a que eu chamo Pica, serve, pois espetando-a aqui ou ali, dá-nos sinal da humidade da terra e da profundidade da mesma.
No exemplo apresentado aparecem dois aparelhos, estando um a 30 cm e outro a 40; ao lado está um acessório indispensável (uma bomba para retirar as bolhas de ar).

3 comentários:

  1. 02-03-17
    Os meus cumprimentos ao sr Coronel
    Quero fazer uma plantação de nogueiras para produção de madeira .
    EStou a ter algum insucesso no pegamento de arvores com torrão .
    Peço-lhe o especial favor de me dar umas dicas sobre o modo de fazer para ter sucesso---tnho esta paixão pelas arvores.
    Eduardo.santos.pt@gmail.com

    Muito obrigado a quem poder indicar-me seus conhecimentos .
    Eduardo Santos

    ResponderEliminar
  2. As árvores com torrão, creio ser em vaso, em principio, o sucesso da plantação é maior que o das raízes nuas. Se der uma pancadinho no vaso, o torrão sai intacto e planta-se desse modo, aconchegando a terra com cuidado, para não o desfazer e regando de imediato. Será que está a proceder assim ?

    ResponderEliminar
  3. Olá boa tarde
    Tenho algumas nogueiras novas, que as trasplatei, são bravas, estão em terreno seco,
    Devem ser regadas com frequência? Ou não.
    Muito obrigado

    ResponderEliminar