Pesquisar neste blogue

sexta-feira, 18 de setembro de 2020

Praga "Pão de Galinha"



 


2 comentários:

  1. Por ter terminada a colheita das nozes, vim espreitar as novidades do Sr. Coronel João Teté e deparei-me com um problema sério por não estar bem claro.
    1 - Passo a transmitir a minha opinião para esclarecer o assunto, apesar de eu ser apenas um curioso sobre assuntos de agricultura que aprendi em criança com os meus avós (paterno - Duriense; materno - Ribatejano): Observar; Analisar; Concluir e que me foi muito útil para a minha vida profissional na Industria Metalomecânica Pesada e não só.
    2 - Passo a transmitir o que a minha "sabedoria" registou dos muitos "conhecimentos" ao longo dos meus 81 anos de vida vivida e auxiliada pela informação recolhida na "NET":
    2.1 - "Pão de Galinha": são lagartas brancas e gordas com cabeça preta ("NET" dá imagens muito reais); aliás na foto do Coronel Teté há um exemplo.
    Recordo, no Ribatejo, num laranjal, com laranjeiras regadas por caldeiras tradicionais, a minha mãe soltar as galinhas do galinheiro para irem para as caldeiras de rega das laranjeiras, para esgravatarem no chão e descobrirem as lagartas "pão de galinha" que se alimentavam das "raízes pastadeiras" das laranjeiras. Um bom exemplo de utilizar a "Natureza" para combater as pragas que lhe são nocivas.
    2.2 - a) Recordo no Douro os "escaravelhos cornudos" e "vacas louras" que se guardavam pela sua beleza estranha para servirem de adorno; aliás, na "NET" os "escaravelho cornudos" são apenas referidos por esta sua característica estética e nada mais. b) Na ausência de melhor opinião, baseado apenas no "bom senso" sou levado a concluir que estes escaravelhos, a quem a Natureza armou de cornos, foi para lhes permitir escavar as raízes de certas árvores à procura do seu alimento energético preferido (o açúcar da seiva); também sou levado a concluir que estes "escaravelhos demolidores", para facilidade do seu trabalho (poupar energia) talvez aproveitem uma doença provocada na raiz por fungos (?) para concentrarem a sua actividade; é natural que lhe apareçam associados lagartas "pão de galinha" para consumirem alguns dos fragmentos provocados pelos "escaravelhos cornudos".
    3 - Para concluir: - Estamos em tempos de "doenças do futuro" e, portanto, começam a existir novos espaços para os "profissionais da agricultura do futuro". Basta que o Ensino seja orientado nesse sentido, para protecção dos agricultores que querem continuar a viver da Agricultura.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. ESTA PRAGA, CREIO SER " ESCARAVELHO RINOCERONTE" E NÃO "PÃO DE GALINHA", como admitia há pouco, quando a detetei.

      Eliminar