Pesquisar neste blogue

sábado, 27 de abril de 2019

Pergunta colocada pelo Sr Samuel Teixeira, no dia 11 de abril de 2019


***
Gostaria se possível, que me ajudasse com algumas dúvidas que tenho,

Bom, pretendo fazer uma plantação de nogueiras numa terra que possuo que antigamente era terra de trigo com alguma humidade situa-se em Vila Flor, Trás os Montes a uma altitude média de 600 m, com terra franco-argilosa.

Em primeiro lugar gostava de saber qual o porta enxerto que me aconselha? e se conhece um híbrido chamado major-regia e a opinião deste.

Segundo lugar penso por as variedades franquete com algumas fernor para polinizar, que acha da combinação? Também ouvi falar na tulare e na chandeler o que acha destas?

Terceiro o compasso normal é 8x7 mas existem por aí algumas pessoas nomeadamente um senhor chamado François Vez (de Serpa acho) que fala em intensivos de 7x3.5 o que lhe parece deste? E já agora, se fizesse 8x4 e passados quinze ou vinte anos corta-se uma sim uma não?

Quarta estou a ponderar arranjar nozes de nogueiras régia e semear em covas abertas por máquina, semeando assim as nogueiras logo em local defenitivo procedendo posteriormente á enxertia o que acha deste pensamento viável? E quantos anos atrasava a produção pois jugo que se planta-le logo plantas enxertadas ganho tempo?(desta forma reduzia muito os custos com as plantas)


Desde já o meu muito obrigado.

Melhores cumprimentos,
Samuel Teixeira

9 comentários:

  1. A 6OO M e em Trás os Montes, pode plantar nogueiras, bem como nas chamadas baixas de batatas.O porta enxertos, mais confiável é o régia ou então, o provenientes das nogueiras velhas da região, que são régias. Quanto ao híbrido de que me fala, não passa dum régia.As variedades, aposte em 50% de Franqette e 50% de Fernor; nada de lara e muito menos de chandler, pois não servem para esse clima.Compasso, só de 8/6 para cima; inferiores só para deitar dinheiro fora( quantos conheço, são desastres, pois as podas criam problemas e arrancar uma sim ,outra não, afeta as visinhas e a produção que estimam,bem como o rendimento só dá na folha A4. Quanto a a semear nozes e mais tarde enxertar, não vá por aí, pois tem que enxertar e ter madeira para tal( nem dá para por na folha A4).Por acaso falaram-lhe no mercado das nozes e no custo do processamemto ? (máquina de vibrar, de tirar o cascarrão, secadores, extração das chochas, calibrar, tapetes, escolha e embalagem.

    ResponderEliminar
  2. Boa noite senhor João, relativamente a última parte do seu comentario ainda não me debrucei sobre o assunto. Onde posso encobtrar preços desse material?

    ResponderEliminar
  3. Sei que ´´e caro, mas absolutamente necessário.Pode encontrar nos EU e em França (bastante confiável).O meu caso e que está disponível para visitar, foram cópias e que mandei fazer por administração direta há 35 anos, mas só dá para uma produção de 20

    ResponderEliminar
  4. Estou a ver que tenho de visitar a sua exploração Sr João para ver a maquinaria. Já agora outra questão o vento em demasia prejudica a polinização?

    ResponderEliminar
  5. Pode visitar-me quando entender e vir acompanhado;este mês ou o próximo é aconselhável,pois poderá ver as cerca de 500 árvores que enxertei em junho, julho e agosto do ano passado (em placa) e em garfo de topo e fenda inglesa, em fevereiro,março e abril deste Ano.Creio ser útil, pois terá oportunidade de ver coisas, que se não devem fazer e outras (menos), que aconselho. Agradeço que me avise previamente,pois nem sempre estou na propriedade

    ResponderEliminar
  6. O vento não prejudica a polinização, agora do lado predominante dos mesmos e se por vezes são fortes, pode por sebes corta-ventos.

    ResponderEliminar
  7. Boa noite
    Coronel João TéTé

    Sou o jovem com quem esteve a falar no dia de hoje (18 de maio- segunda feira), sobre a cultura da nogueira.
    Assim, venho por este meio colocar a seguinte questão sobre quais as operações culturais (desde controlo de infestantes, a tratamentos fitossánitários. ) que se realizam num 1 hectare de nogueiras, desde de janeiro a dezembro.?
    Obrigado
    Cumprimentos e votos de muita saúde.
    Abraço

    ResponderEliminar
  8. As infestantes na linha, terá que as cortar, pois não deve utilizar herbicida;na entrelinha deve utilizar grade de iscos ou escarificador. Quanto aos tratamento
    fitossanitários serão 3 a 4 tratamentos (fungicidas ), a partir da rebentação de, de 12 em 12 dias.

    ResponderEliminar
  9. Obrigado pelas suas respostas.

    Peço desculpa, por colocar novamente a questão mas sabe me indicar quais as operações culturais( controlo de infestantes, fertililizaçoes ) concretas a realizar no 3 e 4 ano de plantação de janeiro a dezembro?
    Já agora quantos hectares compensam a compra de todo o material ( calibradora, lavadora...) de apoio a noz?

    Obrigado pelas suas respostas
    Cumprimentos
    Rodrigo Lopes

    ResponderEliminar