Pesquisar neste blogue

domingo, 24 de junho de 2018

Nogueiras e Morcegos


Os morcegos têm sido muito maltratados ao longos dos anos. A sua verdadeira importância no equilíbrio ambiental é completamente desconhecida. Os morcegos devem ser considerados como grandes amigos do homem e, também, da agricultura.

Como?

Vejamos: o peso médio dos morcegos, do nosso território e de 12 gramas e comem metade do seu peso em insetos por noite, ou seja, 6 gramas. Uma colónia de 1.000 morcegos (colonia media), comerá 6 kg de insetos numa só noite; em 10 noites, 60 kg e em 100 noites 600 kg.

Qualquer coisa de fabuloso.

Quer isto dizer, que se não fossem estes animais, a vida na Terra seria impossível e que, sem eles, as nossas culturas não resistiriam às pragas que as atacam.

Foi com esta perspectiva que resolvi pedir a ajuda na protecção dos nossos nogueirais.

Com a ajuda de especialistas, instalamos no Monte da Raposinha e na Herdade de Moncorvo (ambas em Beja), algumas Caixas-abrigos, na expectativa de poder atrai-los para perto das nossas nogueiras, assim contar com a sua voraz fome de insetos, para melhor permitir que elas se livrem de pragas, nos poupar muito dinheiro em pesticidas, trabalho na sua aplicação e melhorar a qualidade dos frutos e ambiental.

Como eu só invento ou tento inventar, quando não posso copiar, pedi a preciosa ajuda aos Técnicos (Departamento Impactes Ambientais e Patrimoniais da EDIA).




2 comentários:

  1. Boa tarde Sr. Coronel,

    Excelente ideia e espero que resulte pois seria bom para todos.

    E qual vai ser o impacto nos morcegos quando for necessário efectuar o tratamento?

    Vai ter que mudar alguma coisa ou mantêm igual?

    Obrigado.

    Cumprimentos,

    João Santos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. A questão é muito pertinente; como os tratamentos são feitos durante o dia e os morcegos trabalham à noite espero não ter qualquer problema.

      Eliminar