Pesquisar neste blogue

domingo, 29 de maio de 2011

Produção de Nozes - questões que devem ser questionadas...

Quando desejamos investir em nozes há várias questões que têm que ser equacionadas e a saber:

MERCADO 
o mercado das nozes em casca onde Portugal importa cerca de 95% do que consome é bastante original. O seu consumo restringe-se essencialmente ao último trimestre do ano, descendo drasticamente até á Páscoa e a partir daí é quase nulo. As nozes importadas têm origem no Chile, França e Estado Unidos da América. A data da apanha é nos meses de Abril e Maio (Chile), última quinzena de Outubro e primeira de Novembro (França) e Novembro (EUA- nozes da Califórnia). 


Admitindo que as nozes que aparecem no mercado são frescas, o que nem sempre acontece e considerando que o prazo de consumo de nozes naturais não deve ir alem dos 11 meses e nozes lexiviadas (branqueadas) menos 2 ou 3 meses, a produção nacional pode ter algum interesse, principalmente para as nozes produzidas no Baixo Alentejo em que há variedades cuja apanha começa entre 10 e 15 do mês de Setembro e passados 4 dias estão disponíveis, quando efectivamente começa a procura. As nozes produzidas em Trás-os-Montes e devido às geadas de Março e Abril têm que ser variedades tardias e por conseguinte a sua apanha nunca será antes da 2ª quinzena de Outubro. Esta é uma das dificuldades, mas a outra e não menos importante é que as nozes oriundas de França são na sua maioria de calibres muito baixos (26 a 28), que eu considero de refugo e de 28 a 30 e por conseguinte os preços são incomportáveis num mercado aberto, onde as grandes e médias superfícies olham essencialmente para o valor de compra. A França que é o maior produtor, importador e exportador de nozes da Europa tem nozes de boa qualidade, só que essas vão para mercados com outro poder de compra. As nozes oriundas do Chile e dos EUA, são de calibres normais (32 a 34), mas têm o inconveniente de aparecerem no mercado lexiviadas e de aquelas serem colhidas demasiado cedo para o nosso mercado e estas demasiado tarde.  

Para concorrer às grandes e médias superfícies é necessário ter grandes quantidades e portanto áreas de produção nunca inferiores a 50 Ton, o que é limitativo para o nosso agricultor o fazer individualmente e também impossível concorrer com aqueles preços com nozes de calibres normais (acima dos 30). Aqueles calibres (inferiores a 30) e num pomar de variedades razoáveis e bem tratado não chega a 10% e todo o valor, por mais pequeno que seja, é bom desde que seja compensado com o valor de venda das restantes 90%.

O mercado das nozes em miolo (quartos) e considerando que a concorrência é dos países do Leste Europeu (sobretudo da Roménia) e da Índia (este de péssima qualidade), os preços são de todo impossíveis de acompanhar. Este miolo e atendendo á qualidade / preço, é utilizado na pastelaria, principalmente no bolo-rei. O miolo em metades, tem um bom preço, mas tem um custo elevado na sua produção e o consumo é demasiado pequeno para poder ser considerada a sua industrialização.
Em resumo; se os consumidores não forem mais exigentes e conhecedores deste tipo de fruto, resta-nos poucas possibilidades de êxito a não ser em explorações familiares e muito bem controladas, com custos de produção muito baixos.

TERRA (solo) 
As nogueiras são muito exigentes quanto à cama que lhe vamos proporcionar: querem terras fundas, ricas e bem drenadas. O inimigo nº 1 das nogueiras pode-se considerar o encharcamento. Creio que no nosso caso, as terras baixas onde normalmente plantávamos as batatas e outras que eram utilizadas para lameiros, desde que não sejam alagadiças, são as mais aconselháveis. 


ÁGUA 
As nogueiras e em exploração intensiva e se quisermos ter uma boa produção, necessitam de regas no final da Primavera e durante o Verão, em conformidade com o solo onde estão plantadas e o seu tamanho. É um erro pensar produzir nozes em sequeiro, a não ser para consumo familiar.
RECOLHA (apanha) dos frutos – Num pomar intensivo e que se visa a venda das nozes, tem que se pensar no varejamento mecânico e nas consequentes máquinas de tirar o cascarão, secadores, máquina de calibrar e máquina de extracção das falidas. 

Creio e salvo melhor opinião, já poder decidir se vamos ou não avançar com o nosso projecto, quer ele seja financiado ou não. Ter muito cuidado com os financiamentos, pois muitas vezes aquilo que julgamos de facilidades não o são de modo algum. Torna-se necessário ter em atenção que num compasso aconselhável, nunca inferior a 8x7, ter uma produção média de 1 700 kg por ha é muitíssimo bom, que o retorno do capital investido nunca é inferior a 6/7 anos, o que é muito diferente daquilo que se vê inscrito nas folhas A4 quando os projectos se apresentam a despacho nos Departamentos do Ministério da Agricultura.

Preparação do Terreno
O solo tem que ser profundo e bem drenado; as terras que se utilizavam para plantar batatas de consumo ou semear trigo, ou os lameiros desde que não sejam alagados são as mais indicadas. Antes da plantação e tal como se torna necessário para qualquer pomar deve-se fazer uma lavoura bastante profunda ou de preferência uma ripagem.

Escolha dos porta enxertos
Dos diversos porta enxertos (nigra,regia,hindsii, paradox) creio que o mais aconselhável será o paradox ou o regia. Para plantações pequenas, pode-se fazer um viveiro com as nossas nogueiras antigas, de preferência as de casca mais rija, que não são mais do que regias e proceder posteriormente á enxertia.

Variedades Produtivas e Polinizadoras
As variedades e tendo em consideração o nossa clima, principalmente com Invernos frios, prolongados e com geadas tardias, terão que ser árvores de floração para o fim do mês de Abril (tulare, lara e chandler com muita reserva, fernor, fernette e franquette preferencialmente). Têm a vantagem de se protegerem das geadas tardias, mas com o inconveniente da maturação dos frutos ser em fins do mês de Outubro ou princípios de Novembro, aparecendo no mercado já um pouco tarde. O mercado das nozes, processa – se essencialmente no último quadrimestre do ano e as nozes do Baixo Alentejo, por exemplo, estão á venda a partir do dia 20 de Setembro. As variedades nesta Província e porque não há o risco das geadas, já são aconselháveis outras (serr, hartley, howard, tulare, lara e chandler,). 

As polinizadoras, considerando que são absolutamente necessárias em qualquer pomar, são nogueiras cuja floração masculina coincide com a floração feminina das árvores a polinizar. Quase todas as variedades de nogueiras têm flores masculinas, que antecedem as flores femininas entre 5/10 dias e a libertação do pólen daquelas não coincide com a altura da recepção destas, pelo que é necessário ter 5 a 10% de polinizadoras. As variedades acima referidas estão por ordem de floração, da mais serôdia á mais tardia, pelo que podem servir perfeitamente como polinizadoras umas das outras. De qualquer modo, qualquer variedade também se auto poliniza, mas se não houver polinizadoras, a produção é bastante menor (pode chegar aos 80%). Estas e para o efeito ser maior, devem estar dispersas pelo pomar e de preferência do lado em que sopram os ventos e ter mais que uma variedade, minimizando deste modo as irregularidades da floração, fruto das condições climatéricas que normalmente não são constantes. O excesso de pólen, que se diz propiciar o aborto dos frutos (PFA), principalmente na variedade serr, não tenho dado por ele na minha exploração. Esta variedade carrega-se de flor masculina (amentilhos), mas quando aparecem as flores femininas, os amentilhos já libertaram o pólen, sem qualquer utilidade e já caíram. Esta situação é normal em todas as variedades e muito mais acentuada quando há alterações climatéricas de um dia para o outro. 


Linha de nogueiras FERNOR, FERNETTE e FRANQUETTE que funcionam como polinizaoras do sector das HARTLEYS.

Variedade TULARE que funciona como polinizadora do sector das SERRS
Podas de Formação, Frutificação e Rejuvenescimento

A poda de formação visa adequar a árvore, considerando o seu desenvolvimento equilibrado e uma boa penetração da luz. Pode ser em vaso ou em eixo vertical. Há variedades que aconselham uma ou outra ou qualquer delas. O compasso, que não deve ser inferior a 8x7 na poda em vaso, pode ser ligeiramente menor na poda em eixo vertical. A poda mais aconselhável e por ser mais simples, é a poda em vaso. Estas podas começam logo a ser feitas após a plantação e são essencialmente importantes nos primeiros três anos.

A poda de frutificação ou produção, que é feita a seguir á poda de formação, portanto a partir do terceiro ano, visa a maior e melhor produção, eliminando a madeira morta, um ou outro ramo mal inserido e que prejudique a penetração da luz e deve ser feita todos os anos.

A poda de rejuvenescimento visa a eliminação de ramos envelhecidos e o fortalecimento de árvores debilitadas.

Qualquer destas podas deve ser feita durante o período vegetativo morto ou seja nos meses de Dezembro, Janeiro e Fevereiro.

Tratamento do Pomar
Nos primeiros quatro anos é aconselhável mobilizar o terreno, pois mantêm-o limpo das infestantes e favorece o enraizamento; a partir deste período deve-se utilizar herbicida nas linhas e deixar o enrelvamento natural nas entrelinhas, devendo ser cortado quando se achar necessário com máquinas apropriadas, deixando no próprio local os desperdícios, que junto com os ramos mais delgados das podas, constituem uma boa matéria orgânica. Este processo limita a erosão, enriquece o solo, facilita a retenção da água das chuvas e sua infiltração e a circulação das máquinas.
A rega que se torna fundamental para o desenvolvimento das árvores, aumento da produção e qualidade das nozes, não pode ser posta de parte e há que ter um cuidado especial. A água é fundamental, mas o excesso provoca a morte das árvores. O período de maior necessidade é o mês de Junho e Julho, diminuído até 10 dias antes da recolha, quando se deve dar por terminada. Há vários processos de rega, mas a microasperção, parece-me o mais aconselhável. Neste caso e ou em qualquer outro, há que ter em atenção que se deve molhar pelo menos 60% da superfície da copa. O inicio da rega, a periodicidade e as quantidades devem ser objecto de orientação com aparelhos próprios (watermarks ou tensiometros). No meu caso utilizo e com sucesso os tensiometros, tendo o cuidado de os colocar no inicio da rega e levantar no fim. Com qualquer dos aparelhos deve-se iniciar a rega quando marcam 60 bares e nunca permitir que baixem os 10. O ideal será mantê-los entre os 25/35 bares. Como as raízes funcionam até aos 40 cm, os mesmos deverão ser colocados na zona de rega até esse limite. Admitindo que o solo onde está inserido o pomar é mais ou menos uniforme, bastará apenas um aparelho.

Como processo expedito, uma verguinha helicoidal em aço de 5mm que se espeta e tira na zona molhada ou a molhar, dá-nos uma boa indicação.

Os tratamentos fitossanitários devem ser feitos atempadamente, considerando caso a caso. Estes incidem sobre a bacteriose, a antracnose, o bichado (carpocapsa), a broca (zeuzera), diversos piolhos, ácaros …. Se necessário e para o conveniente tratamento, há que procurar uma casa da especialidade, mas ter muito cuidado com as cargas demasiadas elevadas que se preconizam com cobres para a bacteriose e antracnose. Qualquer destas doenças ou pragas são facilmente detectáveis, no entanto para o caso do bichado e broca, aconselha-se a utilização de armadilhas próprias, como auxiliar para a detecção da população e consequente tratamentos a efectuar. O bichado pode destruir uma produção, mas facilmente se ataca com os produtos existentes no mercado; a broca, que no Alentejo e porque o clima lhe é muito favorável e até pelas defesas que tem, pois aloja-se em galerias, necessita de uma atenção especial e quando instalada num pomar, pode destruí-lo completamente. Infelizmente, os produtos disponíveis no mercado e homologados para a agricultura convencional, são pouco ou quase nada eficazes.

A fertilização é absolutamente necessária e para satisfazer as necessidades das árvores, terá que se proceder á análise da terra e das folhas, esta como complemento (a efectuar em meados de Julho) e proceder em conformidade.

Recolha dos frutos e preparação para venda
A apanha dos frutos não pode ser manual, a não ser em pomares muito pequenos e só nos primeiros anos de produção. O varejamento por vara é impensável, acarreta muita mão-de-obra e prejudica as árvores, pelo que se deve proceder á vibração mecanizada. Para este efeito já existem no mercado diversas máquinas, quer independentes quer ligadas a tractores, que se utilizam nas amendoeiras e nas oliveiras As nozes e após a recolha terão que ser imediatamente descascadas (extracção do cascarão), em máquinas próprias e directamente enviadas para os secadores. O processo de secagem que dura normalmente 30 a 60 horas, necessita de cuidados especiais no controle da temperatura; seguidamente são calibradas, passadas pela máquina de extracção das chochas, tapete de escolha, ensacagem e pesagem, estando prontas para a entrada no mercado. Quanto ao mercado e como já referi anteriormente e enquanto não se privilegiar os produtos nacionais, quer pelos agentes comerciais, quer pelo consumidor, as dificuldades para o produtor são enormes. 

23 de Abril de 2011

João Tété


217 comentários:

  1. Boas,

    Como é que realiza a secagem das nozes?
    Tenho uma solução nova e que utiliza o sol como fonte de energia.

    Se quiser mais informações, poderá enviar-me um mail para geral@hardbit.pt

    ResponderEliminar
  2. Bom dia Coronel. Como prometido aqui estou eu a dar mais uma vista de olhos no seu blog que é muitissimo interessante e bem recheado. Se me permite vou tentar divulgar o mesmo através das redes sociais e das pessoas que conheço.
    Mais uma vez muitos parabéns pelo seu empenho e entusiasmo e pela partilha dos seus conhecimentos.

    Cumprimentos, Sara Valente (CEBAL)

    ResponderEliminar
  3. exm. tenho uma nogueira de origem francesa gostava de saber em que altura posso apanhar as nozes geralmente costumo deixar que caiam mas por vezes não tenho oportunidade e da ultima ves que as apanhei ficaram humoidas e algumas com mau gosto e escuras estamos em agosto e estou na zona de Abrantes ainda estão na nogueira e com bom aspecto mas não queria deixar que se estragassem .Se as apanhar ainda com a casaca exterior como devo fazer para que possam ficar em condições até que a meu ver é um tipo de noz bastante boa grande e de bom gosto sem outro assunto muito o brigado aqui deixo o meu email caso tenha disponibilidade de me ajudar .
    americogomes9@gmail.com muito obrigado

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Deve varejar a nogueira quando em 40 a 50% das nozes começar a abrir o cascarrão ou quando, com um canivete fizer um golpe no cascarrão e o mesmo abrir. Após a apanha descasca-as com uma faca e põe-as num armazém ou alpendre a secar. Também as pode por a secar ao sol mas não em contacto com a terra e à noite recolhe-las ou tapá-las. Pode esperar que elas caiam da árvore mas apanha-las no mesmo dia que caiem, o que leva alguns dias até caírem todas. É importante que não estejam mais que um dia no chão, principalmente se estiver húmido. João Teté

      Eliminar
  4. Boa noite Sr.João.
    Gostaria que me pudesse informar onde posso verificar os preços de todas as máquinas que são utilizadas desde apanha das nozes ate ao ensacamento das mesma.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. As máquinas de tirar o cascarrão pode adquiri-las em Rio Maior ou em Bragança e o seu preço ronda os 2.ooo E; quanto ás outras apenas posso dizer-lhe que as minhas são cópias que eu tirei de vários livros e as construí com um curioso há já muito tempo,pois foi a solução de que dispunha.

      Eliminar
  5. Caro João,
    Gostaria de saber se, para além da produção e comercialização das nozes, também dispõe de stock de madeira de paradox, ou bastogne.
    Com os melhores cumprimentos.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Não tenho a madeira que pretende, pois apenas me dedico á produção de nozes e não ao cultivo de árvores para produção de madeira.De qualquer modo pode dispor e a custo zero da madeira que tenho em que de nobre apenas tem o porta enxertos. Salvo melhor opinião, a madeira que pretende só a encontrará em Trás-os - Montes, região onde já vi várias plantações de madeira nobre ( castanheiro bravo,cerejeira brava,carvalho do norte e americano e nogueira brava ).

      Eliminar
  6. Boa noite Sr. João,
    Tenho uma propriedade na zona de Torre Novas onde plantei 2 nogueiras da variedade Franquette, uma há dois anos e outra há dez, sendo que se ainda é cedo para a primeira dar frutos a outra já produz,porém, em muito pouca quantidade ou seja nunca deu mais de uma dúzia de nozes como foi o caso em 2012.Será por falta de outra variedade para a polinização? Haverá outras causas?
    Pretendo agora adquirir mais 2 ou 3 nogueiras.Tenho à disposição as variedades howard,chandler,hartley e tulare.Qual a melhor decisão? Comprar uma de cada variedade? Comprar todas da mesma variedade? Ou outra solução? Entre as 4 variedades, qual a ou as mais aconselháveis?
    Na zona só esporadicamente ocorrem temperaturas muito baixas que provoquem a formação de geadas.
    Será possível o senhor fazer o favor de esclarecer as minhas dúvidas?
    Obrigado

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. A franquette mais velha devia dar mais noses apesar de ser uma variedade muito tardia a entrar em produção;de qualquer modo é uma variedade que quer muito frio e não é aconselhável para essa região.Entretanto deve verificar quando aparecem as flores femeninas, se ainda há flores masculinas o que é provável que sim, pois as nogueiras são auto polinisadoras em cerca de 20&.Se assim for deve tratá-las logo no ínicio e mais duas vezes com intervalo de 7 dias com cobre ( hidróxido e óxido).A comprar deve ser em fins de Fevereiro a Chandler,pois é uma boa polinizadora da franquette e a howard que poliniza a chandler.

      Eliminar
  7. Bom dia Sr. João Tété
    Tenho um terreno no Alto Minho, é desabrigado ( muito vento sul e poente) e sujeito a geadas.
    Acha que consigo ter nogueiras? E que variedade?
    Já agora, pode recomendar um livro que ensine a podar e a tratar nogueiras?
    Obrigada

    ResponderEliminar
  8. Desde que não seja sombrio, por aí não há problemas, se a terra for boa,funda e não enxarcada.As variedades para zonas de geadas são as variedades de floração tardia ( franquette e fernor ).O livro que aconselho- Le Noyer do Centre technique interprofessionnel des fruits et légumes (francês).

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Muito obrigada pelo esclarecimento, queria no entanto aproveitar a sua disponibilidade e gosto por ajudar os leigos. Tenho uma nogueira que já lá estava quando comprei o lugar, não sei qual é a variedade, deve ter cerca de 10 anos e que nunca foi cuidada, deve ter 1.70 m de altura, todos os anos fica com as folhas quase totalmente pretas e nunca deu nada, nem sequer flor, nunca a podei, só lhe limpo o pé. Como posso tratá-la?
      Muito obrigada

      Eliminar
    2. Se tem essa altura e com esses anos nada há a fazer e o melhor é arrancá-la. Nesse caso ou foi mal plantada ou a cama que lhe proporcionou é muitíssimo má.

      Eliminar
  9. Bom dia Sr. Coronel João,
    Agradeço os esclarecimentos que fez o favor de me prestar no dia 17 do mês passado.
    Entretanto,relativamente às Franquette, quando o Sr. me diz "deve tratá-las logo no início ...." que altura temporal considera "logo no início" ?
    Tenho também duas outras nogueiras provenientes de sementeira de nozes, não enxertadas, com 15 anos, que por volta do mês e Julho grande parte das folhas ficam com manchas e uma parte das nozes ficam com uma mancha rugosa acastanhada que lhe dá um aspecto de queima. Costumo fazer três tratamentos com cobre, princípio de Junho, de Julho e de Agosto mas sem resultados.
    Por favor pode dizer-me se haverá alguma solução para este problema ? E já agora, como nos seus textos o Sr. refere " tratamento para o escaldão ", o que é o escaldão? E como e com que é tratado?
    Muito obrigado

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Agradeço que as perguntas sejam colocadas no sítio dos comentários no final deste blog,a seguir " As questões Pertinentes".

      Obrigado

      João Tété

      Eliminar
  10. Bom dia Srº João Machado, o meu é Davide Soares e estive a consultar
    > na Internet o seu blog sobre Nozes e Nogueiras, quero felicitá-lo
    > pelo bom trabalho que realiza nesta área já a bastantes anos.
    > estou a contactá-lo porque vivo no campo numa quintazinha com 1/2 he em Trigaches
    > e o ano passado plantei cerca de 60 árvores de varias variedades
    > citrinos , 4 ameixeiras 4 macieiras etc, e quero plantar meia dúzia
    > de Nogueiras mas estou com dificuldade em arranjar algumas espécies
    > que me recomendaram.
    > após ter consultado o seu blog, verifico que uma das variedades que
    > aconselha para a nossa região é a Serr, tinham-me indicado Nogueiras
    > Lara que não consigo arranjar no mercado, após conversa com um amigo
    > ( mais propriamente o Dr Gaspar Caetano) também me indicou a serr.
    > venho solicitar o seu aconselhamento sobre o que devo plantar e onde
    > poderei arranjar as respetivas árvores.
    >
    > muito obrigado
    >
    > Cps.
    >
    > Davide Soares

    ResponderEliminar
  11. A serr é uma variedade interessante,muito precoce,mas tem o grande inconveniente de ser muito afectada pelo escaldão, Tem tratamento com produtos a base de cal; são caros e pouco eficazes (devem ser aplicados sempre que a temperatura vai ultrapassar os 35ºe de preferência na parte da árvore virada a Poente .A lara poderá arranjá-la nos viveiros Riba Douro em Vila Real ( Trás os Montes) e é uma boa polinizadora da serr.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. obrigado pelo seu parecer, neste caso devo colocar Serr ou simplesmente Lara ? em relação a serr também poderei arranjar no mesmo viveiro?

      desculpe a minha ignorância sobre a matéria.

      Cps

      Eliminar
  12. Como se trata de meia dúzia de nogueiras, o que admito ser para consumo de casa eu plantaria metades de cada.Creio bem que o referido viveiro também terá a serr.

    ResponderEliminar
  13. Comentários muito interessantes.

    ResponderEliminar
  14. Muito bom dia. À cerca de 3 anos adquiri uma propriedade, na zona de Santarém que possui cerca de 30 nogueiras. Este ano a produção de nozes é bastante elevada, só que não possuo meios, nem tempo para as apanhar. Gostaria de saber se existe a hipotese de vender as nozes, mas ser o comprador a apanhar e tratar delas.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Pode, se encontrar alguem, mas vai perder bastante. De qualquer modo nunca é aconselhável pois o varejamento quer seja o tradcional, com varas, quer seja com máquina de vibrar, requer muito cuidado, pois pode danificar e muito as árvores.A recolha das nozes, após a sua queda natural, tem o seu inconveniente se o tempo estiver chuvoso, é lento, deve ser diário e corre o risco dos roubos.

      Eliminar
  15. Sr. Cor. João Machado

    Tive oportunidade de ler o seu blogue sobre a plantação de Nogueiras, e gostei imenso das suas explicações.

    Aproveito para lhe colocar uma questão que pode ser uma dúvida para quem pretende ou só tem disponibilidade para plantar muito poucas árvores no seu terreno:

    Tenho uma pequena quinta na zona do Pinhal Novo (Distrito de Setúbal) e ofereceram-me recentemente 2 nogueiras da variedade Franquette.

    Depois de ler o seu artigo, estou a pensar em plantar apenas 1 nogueira Franquette e ir ao mercado comprar uma polinizadora, dado que talvez consiga uma maior quantidade de nozes, do que plantar somente 2 árvores da variedade franquette.

    Qual a sua opinião? Devo plantar 2 árvores franquette, ou 1 franquette e uma de outra variedade para fazer uma boa polinização? Se sim, que polinizadora aconselha para juntar à Franquette?

    Ou devo esquecer as Franquette e optar por outras variedades?

    Grato pela sua atenção. Um abraço. Nascimento

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Para o Distrito de Setubal era mais aconselhável uma variedade americana e não uma francesa; já que tem uma franquette plante uma fernor que é polinizada por essa.

      Eliminar
  16. Caro João Machado Tété,

    Fiquei encantado com a informação simples e adequada, para quem se interessa pela produção de nozes, que disponibiliza amavelmente no seu blogue.
    Eu vou iniciar um pomar de nogueiras em Bragança e estou indeciso em optar pela Fernor ou pela Franquette. Esta última tem tido bons resultados na região. Mas tẽm me dito que a Fernor é atualmente a melhor opção para zonas de geadas tardias: maior produtividade, igual resistência da franquette ao frio. Tenho as minhas dúvidas, já que os resultados com Franquette têm sido bons, além de que a Fernor exige, pelo que li, um tipo de poda completamente diferente, que ainda não foi adoptado na região - e é uma variedade bem mais cara.

    Se o senhor tiver disponibilidade, agradeço-lhe imenso que me dê a sua opinião.

    Os meus cumprimentos

    ResponderEliminar
  17. Eu tenho uma nogueira tipo francês levou tempo mas já deu nozes este ano tem bastantes mas nesta altura ainda me parecem com a casca exterior muito duras terei de esperar mais tempo ou apanha-las já antes de caírem e se for o caso gostaria de saber que maneira existe de abrir as nozes muito obrigado .

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Se não tem máquina para tirar o cascarrão deixe-as cair ou então vareje-as com uma vara, quando começarem a cair

      Eliminar
  18. Boa tarde Sr João Machado,
    Tenho uma nogueira que foi plantada por meu pai, talvez há uns 20 anos. Acontece q a dita nogueira foi atacada, há algum tempo, por umas lagartas que a roiem por dentro e ao longo dos ramos. Ora, eu não entendo nada de árvores, mas não quero deixar morrer a nogueira. O que poderei fazer para a salvar desta praga ? - Fui a uma loja de plantas e jardinagem e falaram-me em com uma seringa injectar pesticida diluido em àgua, nos buracos das lagartas...O que e como me recomenda ? - Muito obrigado

    Fernando Gomes
    fernando.agomes@live.com

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É broca que tem. Quanto aos produtos deve ir a uma casa da especialidade e pedir um produto para a broca, pois eu não devo entrar por aí.Com a seringa dá resultado, mas tambem a pode matar enfiando um arame no orifício

      Eliminar
  19. Boa noite sr joao Machado
    Sou de Agueda chame me Armenio Estima como lhe disse comprei um terreno com 64 nogueiras franquete isto foi em Junho do ano passado como já não fui
    A tempo de fazer os tratamentos a produção não foi muitas.
    Gostaria que me ajudasse a partir de agora como devo fazer todos os planos
    Desde os tratamentos a poda etc.
    se poder dar me uma ajuda agradecia
    Cumprimentos
    rmenio

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Veja nas resposras que dou a diversas perguntas. As podas depende dos anos que tem o seu pomar; admito que já não sejam podas de formação, mas sim de frutificação, eliminando a lenha que tem a mais. Só vendo.Quanto aos tratamentos, são aí umas 4 pulverizações com cobre, de 10 em 10 dias, sendo a 1ª no início da brotação (contra a bacteriose e antracnose) e os tratamentos contra as pragas na altura própria, mas tambem só vendo.

      Eliminar
  20. boa noite meus Amigos estou a receber emails com perguntas sobre nozes não sei porque razão . Estou aqui a comentar para que saibam que eu mesmo o que entendo de nozes é come-las por esse motivo se tiverem algumas duvidas sobre nozes e nogueira não enviem emails para mim algo se está a passar e que não sei porque motivo . Obrigados. boa noite

    ResponderEliminar
  21. ola, joão sou de ibirubá rio grande do sul brasil , sou produtor de nozes pecan, onde posso comprar uma maquina de descascar nozes aqui na america latina , chile ou argentina
    desde ja agradeço

    ResponderEliminar
  22. Boa noite Sr. João. Tenho um terreno com 3 há em Viseu, junto ao rio, e gostaria de produzir algo. Como tal, tenho andado a estudar varias possibilidades, entre elas a produção de noz. Apesar de saber que a agricultura não é forma de enriquecer ninguém (só se espiritualmente), gostaria de fazer algo que fosse rentável. Gostaria de lhe perguntar se, do que conhece, qual o mínimo de produção para entrar no mercado das grandes superfícies; O tempo que leva normalmente uma arvore a dar fruto; O custo de preparação do terreno por hectare; A produção média por hectare; a qualidade que melhor se adequará aqui em Viseu e o custo, em média por hectare na apanha da mesma.
    Peço desculpa pelo incómodo.
    Paula R.

    ResponderEliminar
  23. As grandes superficies querem toneladas, os preços são muito fracos; desista.Antes dos 6 anos, não tem nozes para vender. Contate o aluguer no mercado local para uma lavoura a 50 cm, uma gradagem, uma ripagem a 80 cm e abertura de covas com balde ( não broca ). Se chegar aos 1 800 Kgs , apartir dos 12 anos é muitissimo bom.Variedades fernor e 3% franquette. Custo de árvore 1ª escolha - 17 / 18 Euros.Apanha - 1 000 kgs 7 pessoas com nozes no chão.

    ResponderEliminar
  24. Boa noite sr. João
    Estou interessado em plantar umas 50 nogueiras. Agradecia que me informasse sobre o espaço que devo deixar entre elas
    Obrigado
    Rui Martins

    ResponderEliminar
  25. O compasso não deve ser inferior a 7x8, mas depende das variedades e também do tipo de formação da árvore ( vaso ou eixo vertical ) e da área a plantar.

    ResponderEliminar
  26. Boa tarde Senhor João Machado.
    Li a informação disponibilizada no seu Blog e, tenho a intenção de me instalar proximamente em Trás os Montes, Bragança, onde tenho uma quinzena de nogueiras já adultas, gostaria que, por favor, me desse alguns conselhos para as rentabilizar, pois não são muito produtivas. Como vou agora ter mais tempo para olhar por elas, e sou leigo na matéria, agradeço o seu aconselhamento.
    Cumprimentos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Se as nogueiras são novas pode enxertá-las ou reenxertá-las, mas gostaria que me informasse qual a variedade. Será que tem polinasadoras ( variedades um pouco mais tardias ) ? Será que as aduba ou estruma convenientemente? Faz alguns tratamentos á base de cobre? Será que precisam de ser podadas?

      Eliminar
  27. Gostaria de saber como faço para adquiri maquina de descascar nozes pecan sou do parana

    ResponderEliminar
  28. Não conheço máquina de descascar noz pecan, mas de certeza que é diferente da noz vulgar.

    ResponderEliminar
  29. Bom dia meu Coronel.
    Desde já os meus parabens pelo seu blog, é fantastíco.
    Estou interessado em plantar nogueiras na zona de Tomar.
    Vou iniciar com 1 ou 2 ha.
    Qual a variedade adequada?
    Onde devo adquirir?
    Quais os seus conselhos para a minha ideia?
    Obrigado

    ResponderEliminar
  30. Para Tomar a Chandler que exige um pouco de frio é uma boa árvore, com 5% de Fernor como polinizadora; agora a área é muito pequena para ser rentável.

    ResponderEliminar
  31. vende noz da Ucrânia 100 toneladas por preço de 3 euros para 1 kg de gravação meil skovfild@rambler.ru

    ResponderEliminar
  32. Boa noite Sr Coronel João, antes de mais muitos parabéns pelo seu blog foi muito inspirador e estou a pensar avançã com cerca de 10 há
    Gostaria no entanto de fazer algumas contas e assim tinha algumas questões para lhe por agradecendo desde já a sua disponibilidade::

    Qual a quantidade de produzida de noz poh hectare, ou por arvore
    Preço ,médio de venda apenas seca e descascada ?
    Mão de obra por ha por ano
    Variedades a usar em setubal terreno pesado

    Muito obrigado

    ResponderEliminar
  33. A produção está ligada ás variedades, densidade por ha (compasso), formação das árvores (em vaso ou eixo vertical ), tipo de solo, tratamentos, ...., mas pode contar com 2 000kggs a 2.500 a partir do 8ºano.O preço depende do calibre e não só, mas pode ter em média 2.7 E /kg se conseguir arranjar mercado o que não é nada fácil. Um trabalhador dá conta do serviço perfeitamente, exceto na recolha. Variedades - Serr e howard.O tereno é alagado ? E as máquinas para a recolha e tratamento ? Visite se puder, uma exploração, pelo menos.

    ResponderEliminar
  34. Sou atualmente proprietário de 1ha de nogueiras e este ano tenho uma produção de 2000Kg sem saber a quem vende-las, pedia se fosse possível o contacto de compradores. O meu email é :antonio-santulhao@clix.pt

    ResponderEliminar
  35. Os meus parabéns pela quantidade produzida. A minha produção é vendida em 1 média superfície e 2 pequenas aqui em Beja; os restantes compradores vêm directamente á minha exploração e já o fazem há muitos anos. A minha noz passa pelos máquinas de extracção do cascarrão, secadores, calibradora, extracção das chochas e mesa de escolha. O seu caso não é único, infelizmente.Tente ensacá-la em sacos de rede de 1/2 Kgs e vende-la nas aldeias próximas.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Boa tarde,

      Estamos à procura de fornecedores de Noz Pecan, sendo que gostaria de saber se fornece este produto e respectivos preços.

      Atentamente,

      Nuno Freitas
      nuno@spiritocupcakes.com

      Eliminar
  36. Boa noite gostaria que me desse uma informação se souber.
    Gostaria de saber se a casca de noz é aproveitada, para nos locais para onde vendem pressupondo que vendem em grandes quantidades

    ResponderEliminar
  37. Sabem me dizer para onde vai a casca de noz

    ResponderEliminar
  38. Quer a casca ( se faço miolo),quer o cascarrão, espalho-as pela terra.

    ResponderEliminar
  39. Boa noite peço desculpa mas não entendi muito bem a sua resposta .
    Pelo que entendi o que o senhor fala por cascarrão é a parte verde da noz, ok.
    O que eu me estou a referir é a casca do miolo da noz, claro que vende as nozes inteiras mas o que gostava de saber era se quem lhe compra as nozes aproveita a casca para algum fim isto se vende para alguma empresa que compre em grandes quantidade e retire a casca.Obrigado .

    ResponderEliminar
  40. Se é a parte lenhificada poderá servir para o lume,mas é fraca, pois não creio que esteja a falar da camisa do miolo, porque essa come-se.

    ResponderEliminar
  41. boa tarde Sr. João,

    moro no distrito de santarém e estou á procura de nogueiras Pecan mas não consigo encontrar , será que o senhor conhece quem as as vende?

    ResponderEliminar
  42. Desconheço, mas informo que há bastante tempo resolvi plantar uma dúzia de pecans que trouxe do Brasil e como passados uns bons anos não produziam, arranquei- as. Acredito ser falta de interesse meu,pois nada lhes liguei.

    ResponderEliminar
  43. Pode fazer as perguntas que entender, que eu terei muito gosto em lhe responder, mas agradecia que fossem feitas, no final do blog, no local das perguntas ou comentários,logo a seguir ás questões pertinentes. Obrigado

    ResponderEliminar
  44. Bom dia Sr. João Tété
    Tenho uma pequena produção de nogueiras, que estão a morrer de uma forma muito estranha: o pé, junto à raíz apodrece e cada vez acontece mais. outras abrem fendas na casca dos troncos e vão secando. O que é que está a acontecer? Será que me pode ajudar?
    Fico-lhe muito grata.
    Melim Cunha

    ResponderEliminar
  45. Só vendo as árvores, o que poderei fazer se por acaso tiver oportunidade e me ficarem a geito.Mas gostava de saber- qual o porta enxertos (o bravo) e se estão em terra alagada ou que facilmente encharca.

    ResponderEliminar
  46. Boa noite

    Li num dos comentários, que você referiu ser pouco terreno para investir, se for só com 1ha.

    Porque diz isso?

    ResponderEliminar
  47. Pouca área nunca justifica o investimento que se torna absolutamente necessário necessário para a mecanização e sem esta não consegue pelo menos uma recolha capaz e por as nozes em condições satisfatórias no mercado.Não esqueçamos ( amanho da terra, tratamentos fitossanitários,apanha , descasque, secagem, calibragem, escolha e ensacagem)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ok, penso que entendi. Acha que seria possível trocar-mos mais ideias, por tlm ou por e-mail, visto que estou para fazer uma pequena plantação, e gostava de saber o que tem a dizer e se me pode dar umas dicas. Desde já obrigado rodrigo.mcj4@gmail.com

      Eliminar
  48. Sr. João, boa tarde!

    Gostaria de saber o seguinte: 1 Kg de nozes com casca, qual o peso em média de miolo?

    Abraço
    João Azevedo

    ResponderEliminar
  49. Varia com o tipo de noz; mas nas variedades que agora se utilizam pode contar com 50%. As nossas tradicionais ronda os 35%, o que quer dizer que quando as compra, está a comprar madeira.

    ResponderEliminar
  50. Sr. João, posso visitar a sua propriedade?

    Abraço
    João Azevedo

    ResponderEliminar
  51. Quando quiserem,basta combinar o dia, mas creio que em Abril é a melhor altura.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Boa tarde,

      Estamos à procura de fornecedores de Noz Pecan, sendo que gostaria de saber se fornece este produto e respectivos preços.

      Atentamente,

      Nuno Freitas
      nuno@spiritocupcakes.com

      Eliminar
  52. Sim Sr. João, depois combinamos, quantas toneladas de nozes o Sr. produz?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sr. João, já tem compradores certos?

      Att.
      João Azevedo

      Eliminar
    2. Normalmente são sempre os mesmos,pois em finais de Outubro já tenho tudo vendido, mas não nos podemos esquecer que vendo nozes há 30 anos e que não foi fácil conquistar o meu mercado.

      Eliminar
  53. Boa noite!
    Obrigado pela partilha de conhecimento.
    precisava da sua douta ajuda. Tenho um terreno entre Cantanhede e Coimbra e estava a pensar colocar nele 4 nogueiras.
    Qual as melhores espécies para lá colocar, tendo em atenção que gosto de nozes grandes, mais para o mole e muito saborosas (e pelo menos uma delas deveria ser do cedo).
    Tenho aqui um vendedor de árvores que tem Fernor; Franquete; Lara Pieral e Parisiense.
    O que me aconselha? Meter as 4, selecionar apenas algumas destas, ou escolher outras?
    Qual das espécies deve estar do lado do vento?
    Agradecia a sua ajuda.
    Miguel

    ResponderEliminar
  54. Estimado Sr João Tété,
    Aqui está mais uma pessoa a abusar da sua generosidade em partilhar.
    Estou a iniciar o estudo para um investimento numa propriedade em Nisa. No total são 40 Hectares, mas nem toda a área tem um solo fértil, e alem disso eu gostaria de diversificar o investimento.
    De qualquer modo estou a analisar a possibilidade de plantar entre 7 a 12 Hectares (irei fazer agora analises ao solo)
    Agora vem a parte de ser mais um a abusar da sua generosidade
    1º A zona de Nisa tem boas condições?
    2º Que quantidade de agua pensa ser necessário por Hectare?
    3º Poderá me dar uma ideia de todas as maquinas necessárias e valores?
    (Vibrador, maquina de cascão, secador, calibrador), e quais as maquinas indispensáveis.
    4º Quais as variedades melhores para a zona em causa.

    Desculpe o abuso e muito obrigado

    ResponderEliminar
  55. O solo fértil é importante, mas tem que ser fundo e bem drenado.A zona de Nisa, como todo o País tem boas condições, mas tem que ter atenção os porta enxertos e variedades mais aconselháveis.A água não de pode quantificar, senão com a utilização de aparelhos (ex. Tensiómetros) e com a prática, pois varia com o tipo de solo e clima;mas é bastante.As máquinas são as que menciona, mais a de extracção das nozes chochas,mesa de escolha, pesagem e ensacagem. O custo é elevado, mas é bastante influenciado pelo vibrador (independente ou ligado ao tractor) e com o tipo de apanha (com ou sem máquina ).Não esquecer as máquinas e alfaias do amanho da terra ( idênticas a qualquer pomar). As variedades e como não haverá receio de geadas tardias, serão as americanas e não as francesas (pois não tem horas de frio suficiente ).

    ResponderEliminar
  56. Muito obrigado pela sua resposta.
    Tudo isto ainda não passam de ideias.
    Caso decida avançar com um estudo mais profundo ainda lhe faço uma visita.
    Melhores cumprimentos

    ResponderEliminar
  57. Boa tarde Coronel João Tété,
    Sou proprietários de uns terrenos alentejanos na barragem do Maranhão em Avis. Gostaria de finalmente fazer alguma coisa dos mesmos.
    A plantação de nogueiras parece-me ser uma decisão acertada, em todo o caso gostava de ter a opinião de alguém realmente entendido na matéria, a sua!
    Tive a oportunidade de ler neste seu blogue que está disposto a abrir as portas da sua propriedade a quem estiver interessado em vê-la. Posto isto pergunto-lhe se estará na disposição de me receber afim de eu ver tal propriedade e podermos trocar algumas impressões in loco sobre as minha intenções para os meus terrenos?

    Aguardarei pela sua resposta.

    Aqui lhe deixo o meu contacto:
    bernardopc@gmail.com

    Com os melhores cumprimentos,

    Bernardo P. Coutinho

    ResponderEliminar
  58. Quando o entender, basta que me telefone (969547152) para combinar o dia, mas só depois do dia 13 de Maio, pois até essa data estou ocupado.

    ResponderEliminar
  59. Muito obrigado,

    assim farei.

    Cumprimentos,

    Bernardo P. Coutinho

    ResponderEliminar
  60. Boa noite!
    Já me apercebi que o senhor é uma pessoa com muita sabedoria à cerca do assunto.
    Eu tenho uma pequena quinta onde tenho macieiras já velhas e que tenho necessidade de alterar. Como o comercio da maça também esta difícil uma das hipóteses que tenho em cima da mesa é de plantar cerca de 2 h de nogueira no entanto a minha duvida será nas qualidades devido à geadas além do compasso pois é falado anteriormente em compassos 6x8 não será demasiado apertado visto a nogueira ser uma árvore de grande porte.
    Agradeço algumas dicas.
    Obrigado.
    Carlos Gil
    carlos_gil95@hotmail.com

    ResponderEliminar
  61. Se o comércio das maças está difícil,o das nogueiras não está melhor, além de ser uma cultura muito complicada e não haver conhecimentos; não esquecer as máquinas para o tratamento do pomar, da recolha e da preparação para as colocar no mercado.Quanto ao compasso, a minha experiência, diz- me o mínimo de 6x8, mas com podas muito cuidadosas. Se tem problemas de geadas, então escolha as variedades Americanas, pois são de floração mais tardia.

    ResponderEliminar
  62. Bom dia , estou a fazer o planeamento de uma instalação de pomar de nogueiras em Vilarelho da raia, em Chaves. Optei pela variedade Fernor mas gostaria de lhe perguntar se me pode ceder alguma tabela com custos de instalação da nogueira? vai ser em 12 hectares!. Se pudermos trocar informação via email agradecia,

    Rita Pinheiro

    ResponderEliminar
  63. bdia sr Joao preciso comprar 200kg de noz pecan sem casca por semana. O sr pode me fornecer a que custo/kg? barbara@crocagridoce.com obrigada e no aguardo

    ResponderEliminar
  64. Boa noite sr. Coronel Tête.
    Gostaria que me ajudasse na seguinte questão: Tenho 10 nogueiras todas americanas. Todos os anos morrem duas ou tres e volto a planta-las no ano seguinte, são nogueiras que compro nos garden centers com raíz nua já enxertadas. Há nogueiras que no próprio ano que as planto dão logo normalmente uma noz. A minha pergunta é a seguinte, devo manter a nóz ou tirá-la para que os recursos da planta sejam utilizados somente no crescimento, ou não tem problema?
    A segunda questão é a seguinte, tenho rega por gotejadores, com um controlador que rega de 48 em 48 horas durante 60 minutos, nunca sei se é muito ou pouco tempo de rega apesar de saber que tudo depende do terreno? Não sei se a morte da planta tem a ver com alguma s destas questões, elas morrem normalmente nesta altura do ano, começam as folhas a murchar e acabam por secar .
    Agradeço a sua ajuda.
    Matos

    ResponderEliminar
  65. Boa tarde meu Coronel João Teté, como já tive oportunidade de lhe dizer, elaborei uma lista com algumas das minhas dúvidas do momento, que uma vez esclarecidas servirão para me ajudar a perceber qual o trajecto que tenho a percorrer e se o mesmo terá ou não pernas para andar.

    Pode ser que futuramente me sujam outro tipo de dúvidas, que eu prontamente virei ao seu encontro a ver se novamente me conseguirá ajudar, até ao dia em que o meu Coronel me indique já não se encontrar disponível, e nessa altura deixarei de o incomodar.

    Aproveito desde já para lhe agradecer mais uma vez ter me recebido na sua propriedade, foi totalmente e 100% produtiva essa minha deslocação.

    Não querendo privá-lo mais do seu tempo aqui lhe deixo as minhas dúvidas na expectativa que me consiga elucidar, nomeadamente:

    1 - Enviei-lhe por mail um documento no qual estão indicadas as diversas análises a terrenos passiveis de serem feitas. Se possível pedia-lhe que me indicasse quais as análises que devo pedir, se é que não tenho de mesmo de pedir todas? Logo que os tenha e caso esteja disponível, gostaria de lhe apresentar os resultados dessas mesmas;

    2 - Na sua propriedade utiliza gás para alguma coisa ou apenas electricidade e água?

    3 - Alguma marca de maquinaria agrícola recomendável? Tractor; vibrador, varredor, tapetes rolantes, lavagem e descascar, calibragem, secagem, etc..

    5 - Qual o modelo do tractor? (existem vários tipos de tractores, reparei que o seu por exemplo não tem rodas traseiras muito altas, isso é para facilitar passagem sobre e entre as árvores?)

    6 - Onde devo adquirir a maquinaria agrícola?

    7 - Qual a despesa mensal relativa ao gasóleo para maquinarias, jeeps, etc...

    8 - No mês da apanha, qual a despesa da electricidade devido à utilização da maquinaria necessária para o processo.

    9 - Que máquinas são a gasóleo e quais são eléctricas?

    10 - A água para rega é água canalizada ou é água com algum tipo de tratamento? Poderia eventualmente ser água de uma barragem próxima?

    11 - Onde me aconselha a comprar as árvores, na devida altura e se as análises ao terreno indicar que o mesmo é propício a este tipo de cultivo?

    12 - Onde me aconselha a comprar adubos e fertilizantes, na devida altura?

    Mais uma vez lhe agradeço a sua disponibilidade.

    Cumprimentos,

    Bernardo P. Coutinho

    ResponderEliminar
  66. O gás utilizo apenas para a secagem das nozes.Ás questões 3, 5, 6, 11 e 12, não me parece correto dar-lhe qualquer informação e apenas referir que o tractor deve ser pomareiro e com mais de 50 cv e escolher muito bem o viveiro, exigindo o porta enxertos que deseja e as variedades, o tamanho (1 a 1,5 m ) e árvores de um ano.A despesa com gasóleo ( só o tractor consome ), depende dos serviços que se exigem ( amanho da terra, pulverizações, utilização de herbicidas, ....). A água pode ser qualquer uma (poços,furos,ribeiros,barragens ....); deve ser analisada de 4 em 4 anos

    ResponderEliminar
  67. Boa noite sr. Coronel Tête.
    Gostaria que me ajudasse na seguinte questão: Tenho 10 nogueiras todas americanas. Todos os anos morrem duas ou tres e volto a planta-las no ano seguinte, são nogueiras que compro nos garden centers com raíz nua já enxertadas. Há nogueiras que no próprio ano que as planto dão logo normalmente uma noz. A minha pergunta é a seguinte, devo manter a nóz ou tirá-la para que os recursos da planta sejam utilizados somente no crescimento, ou não tem problema?
    A segunda questão é a seguinte, tenho rega por gotejadores, com um controlador que rega de 48 em 48 horas durante 60 minutos, nunca sei se é muito ou pouco tempo de rega apesar de saber que tudo depende do terreno? Não sei se a morte da planta tem a ver com alguma s destas questões, elas morrem normalmente nesta altura do ano, começam as folhas a murchar e acabam por secar .
    Agradeço a sua ajuda.
    Matos

    ResponderEliminar
  68. É melhor tirar a noz, pois ajuda o crescimento da planta.Quanto á agua, não esquecer que o enxarcamento é grande inimigo da nogueira; nunca regue junto ao tronco, mas sim afastado( a meio da projecção da copa) e molhe no máximo, até que a humidade chegue a 40 cm de profundidade, pois daí para baixo não é utilizada pela planta.

    ResponderEliminar
  69. ola bom dia estou precisando comprar nozes o senhor vende apenas nozes descascadas ou também com cascas. poderia entrar em contato pelo e-mail sorvtche@hotmail.com pra me passar valores. obrigado pela atenção.

    ResponderEliminar
  70. Vendo muito pouco miolo,pois não se consegue competir ( em preço ), com o miolo que vem da Roménia e não só; vendo noz em casca, + ou - , 4 dias após a apanha ( 15 a 20 de Setembro até final do mês de Outubro. Os preços e para a noz, com calibre 30 +, anda pelos 3.50 € e 2.50 € para a noz 30 - .

    ResponderEliminar
  71. Boa tarde Meu Coronel João Teté,

    estou em plena preparação do meu projecto agrícola, para um pomar de nogueiras. As análises "químicas" ao terreno indicaram-no como favorável a este tipo de produção. Posto isto, e já numa óptica de análise "física" também ao terreno, estou agora a iniciar processos de estudo no que diz respeito a inclinações e permeabilidade do terreno.

    Quanto à permeabilidade, vou fazer buracos com retro-escavadora a 1 metro de profundidade com o intuito de ver se há rocha mãe muito próximo ou se tenho terra suficiente para cama da árvore, de seguida encho os buracos com água e vejo quanto tempo demora a água escorrer para dentro do terreno...com isto passarei a saber se o terreno é adequado a este tipo de plantação, certo?

    No entanto tenho uma outra dúvida do mesmo pelouro que lhe peço aqui que me clarifique sff.

    No que diz respeito à inclinação do terreno, qual é na sua opinião, a inclinação máxima que um terreno para pomar de nogueiras pode ter? Estou a a fazer contas a um compasso de 10 x 10 +-. A questão da inclinação levanta-se por duas questões, nomeadamente, e em 1º lugar o manuseamento da maquinaria, em 2ª lugar o sombreamento que umas árvores poderão fazer a outras próximas, por estas se encontrarem mais altas devido à elevação do terreno.

    Trata-se de uma questão pertinente, ou nem por isso.

    Melhores cumprimentos,

    Bernardo P. Coutinho

    ResponderEliminar
  72. Eu preferia um compasso de 8 x 10 (linha e entrelinha). A inclinação, deve ser tida em conta para o manuseamento das máquinas, a recolha do fruto e erosão do terreno, mesmo considerando que o não vai mobilizar.

    ResponderEliminar
  73. Bom dia Caro Sr Cor João Tete,
    Antes de mais aqui lhe deixo os meus parabéns pelo que tem mostrado no seu blog.
    É realmente uma pool de informação muito útil e bem organizada.

    A questão que tinha para si era a seguinte:

    Tenho uma pequena propriedade ali para os lados de S Pedro do Sul e estou a colocar algumas nogueiras.

    Em relação à rega das nogueiras, e sabendo que vou levantar as linhas do chão por razões de limpeza, uma vez que o modo de produção é Biológico, qual será o melhor sistema para fazer a rega? Gotejadores? Microjets?
    E a que distância da árvore? Junto à mesma ainda que não molhe o tronco ou mais afastado ainda?

    Agradecido pelo seu tempo lhe deixo os meus melhores cumprimentos,
    Miguel Calhau

    ResponderEliminar
  74. Qualquer sistema serve desde que molhe 60% da área da projecção da copa. Água não deve molhar o tronco e pode ir até a 1,5 m da árvore adulta, quando pequena deve acompanhar o desenvolvimento da planta; nunca em profundidade deve ir além dos 40cm e ter cuidado com o encharcamento ( atenção ao tempo de rega e periodicidade), Quanto á produção biológica tenho reservas sobre os produtos homologados.A broca e contrariamente ao que eu admitia, encontrei-a num pomar aí perto e de Castro Daire.

    ResponderEliminar
  75. Prezado Sr. João,

    Estou desenvolvendo minha pesquisa de doutorado sobre a Nogueira Pecã no Sul do Brasil, mais especificamente sobre os requerimentos climáticos necessários ao seu desenvolvimento.

    Entro em contato para saber se existe a possibilidade de eu realizar uma visita ao seu pomar de nozes, já que me encontro em Porto.

    Fico no aguardo do seu contato. Se preferir meu email é: franciele.rovani@gmail.com

    Desde já, agradeço pela sua atenção.

    Franciele Rovani

    ResponderEliminar
  76. Terei muito prazer, pois sempre terei oportunidade de conhecer algo de novo, pois a pecã, também me levou ao Brazil

    ResponderEliminar
  77. Olá, gostaria de saber como posso afastar os bichos (pegas e esquilos) de roubar as nozes. Obrigada

    ResponderEliminar
  78. Esta pergunta sai do âmbito do meu blog, pelo que deve perguntar aos serviços de protecção do ambiente e da natureza

    ResponderEliminar
  79. Sr.João , preciso da sua ajuda.
    Comprei á pouco tempo uma propriedade que tem 1Hec. de nogueiras, arvores essas com 30 anos que estão fantásticas. Sou de Rio Maior e cá não há ninguém que venda maquinas de tirar cascarrão, tal como o Senhor indicou numa resposta do seu blog . Será que poderia fornecer alguma morada de um vendedor, ou foto de uma maquina???


    Cumprimentos
    Bruno

    ResponderEliminar
  80. Contacte a metalúrgica Filipe Neto, em frente ao cemitério ( tel- 243 999 470 ), pois ainda há um ano fizeram uma para mim, com as alterações que eu solicitei a um modelo deles pouco rentável.

    ResponderEliminar
  81. Contacte a metalúrgica Filipe Neto, em frente ao cemitério ( tel- 243 999 470 ), pois ainda há um ano fizeram uma para mim, com as alterações que eu solicitei a um modelo deles pouco rentável.

    ResponderEliminar
  82. Muito obrigado pela sua pronta resposta.

    ResponderEliminar
  83. Boa noite,
    Neste momento já tenho algumas centenas de kg de nozes, mas estou com um problema porque como não posso maquinaria não sei como proceder á limpeza das nozes sem o cascarrão, caso tenha alguma sugestão agradeço que me informe.
    Como também é o primeiro ano que vou vender gostaria de saber quais os calibres que o mercado procura e quais os preços recomendados para venda.
    Cumprimentos,
    António

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Para tirar o cascarrão há máquinas próprias á venda no mercado, quer uma metalúrgica em Bragança, quer em Rio Maior.Os calibres preferíveis, são o 30 + e o 30 - .

      Eliminar
    2. Para tirar o cascarrão há máquinas próprias á venda no mercado, quer uma metalúrgica em Bragança, quer em Rio Maior.Os calibres preferíveis, são o 30 + e o 30 - .

      Eliminar
  84. Boa tarde. Gostaria de pedir a sua preciosa ajuda para as seguintes questões. Tenho um terreno na zona de Lamego e gostaria de plantar nogueiras. É uma zona sujeita a geadas e invernos rigorosos. As variedades indicadas são a fernor, a fernette e a franquette, certo? Destas qual a mais indicada? Qual a polinizadora que devo usar para estas variedades? Cumprimentos e obrigado

    ResponderEliminar
  85. A fernor como principal e 5% de franquettes como polinizadora, plantada do lado dos ventos dominantes.

    ResponderEliminar
  86. Muito obrigado pela ajuda. De facto o ano passado já tinha plantado uma fernor e uma franquette (á experiência) e de facto a fernor foi a que mais se desenvolveu. Não tive em consideração foi os ventos.

    ResponderEliminar
  87. Bom dia Sr. Coronel

    Tenho um pomar de nogueiras perto de Montemor-o-Novo que este ano, pela primeira vez, deu fruto. Acontece que nas árvores mais distantes da habitação muitas das nozes estavam esburacadas com o miolo comido. Será pássaro? Agradecia que me esclarecesse.

    Muito obrigado

    Rui Martinho

    ResponderEliminar
  88. Sim, principalmente as pegas aqui no Sul, pois no Norte além das pegas temos os esquilos.

    ResponderEliminar
  89. Este comentário foi removido por um gestor do blogue.

    ResponderEliminar
  90. Obrigado sr. coronel pela sua atenção. Permita-me perguntar-lhe como resolve o problema se por acaso o tem.

    Rui Martinho

    Rui Martinho

    ResponderEliminar
  91. Boa noite sr. Joao

    Para penela qual as variedades que aconselha lara e franquette??
    E qual a melhor altura para as plantar?
    Desde ja obrigado

    ResponderEliminar
  92. Se não há geadas tardias prefiro a Lara; se há, então substitua a Franquette pela Fernor

    ResponderEliminar
  93. Se não há geadas tardias prefiro a Lara; se há, então substitua a Franquette pela Fernor

    ResponderEliminar
  94. Bom dia Sr. Coronel,

    Pretendia "plantar" algumas nogueiras seguindo as suas instruções, ou seja, primeiro semear as nozes, deixar crescer e depois enxertar. No entanto tenho algumas dúvidas que agradeço que me ajude a esclarecer.
    A minha propriedade é no distrito do Porto (Penafiel) e pretendia saber qual será a melhor variedade de nozes para semear, qual a melhor altura do ano para o fazer e qual a profundidade da cova para enterrar a noz.


    Agradeço desde já a sua disponibilidade.

    ResponderEliminar
  95. Escolher as nozes pequenas e rijas das nossas nogueiras antigas. A melhor altura para semear é Fev. Profundidade ( entre 3 e 5 cm ), deitada e com a ranhura das válvulas para cima.

    ResponderEliminar
  96. Boa tarde sr. João,

    Tenho duas propriedades no norte do país, Marco de Canaveses, com a área conjunta de 5 ha. Gostaria de lhe perguntar qual o tipo de nogueira que me aconselha para plantação de pomar? 5 ha de terreno que, outrora, foram terras de cultivo e que estão paradas há mais de 20 anos. Ambas com boa drenagem e muito boa exposição solar. Para plantação "intensiva" qual o número aconselhável de nogueiras por ha?

    Grato pela atenção com os melhores cumprimentos,

    Delfim Teixeira

    ResponderEliminar
  97. O compasso mínimo (8 na entre linha e 6 na linha ). A plantação intensiva é para árvores de pequeno porte e não para nogueiras.Se não tiver, o que creio, geadas tardias, a chandler é uma boa aposta; se tiver então vá para a fernor.

    ResponderEliminar
  98. Bom dia Sr. João,

    Pretendia plantar nogueiras num terreno em Arraiolos, no entanto, esse terreno tem muito xito (terreno onde normalmente tem oliveiras e sobreiros). Esse terreno é indicado para a plantação de nogueiras?

    Quero desde já lhe felicitar pelo seu excelente blog.

    Muito Obrigado.

    ResponderEliminar
  99. Parece pelo que me diz, que o terreno é fraco.As nogueiras, além de solos bem drenados exige que sejam ricos e profundos. Se já tem oliveiras, porque não continua? É uma planta muito pouco exigente.

    ResponderEliminar
  100. Bom dia Sr. João,

    A produção das oliveiras é muito baixa, também relacionado com a má distribuição/ aproveitamento do espaço. Estava a pensar colocar as poucas oliveiras num outro lugar junto a um outro olival, e aproveitar aquele espaço para colocar uma nova plantação aproveitando melhor o espaço.

    Relativamente ao xisto, fiquei na ideia que existe plantações em França de nogueiras em zonas onde o terreno também contem muito xisto.

    O que considera uma terreno fraco e mal drenado?

    Peço desculpa pelo meu fraco conhecimento na área, mas penso que seja uma pergunta que possa futuramente ser útil para pessoas, assim como eu, notavas e curiosas nesta área.

    Muito Obrigado.

    ResponderEliminar
  101. Terreno fraco = pobre para as exigências das nogueiras.Conheço esses terrenos e dois nogueirais aí perto, cujas produções foram sempre fracas e as árvores pouco desenvolvidas.
    Mal drenado = alagadiço (dificuldade de escoamento das águas pluviais).

    ResponderEliminar
  102. Boa noite Sr. João, tenho um pequeno pomar só de franquettes com dois anos, gostaria de saber qual a polinizadora da franquette?
    Penso que não devia ter plantado esta variedade devido ao clima, pois situa se no Alentejo litoral zona próxima do mar, em relação ao solo é de barro com mistura de areia, muito usando antigamente para cultivo de cerais por ser fertíl, na sua opinião como posso melhorar este pomar ?

    Os Melhores Cumprimentos
    Pedro Ramos

    ResponderEliminar
  103. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderEliminar
  104. Boa tarde. Agradeço, desde já, a atenção que possam dispensar a este meu pedido.
    Estou tentado e altamente motivado para avançar com um investimento na plantação de nogueiras franquette, apresentando uma candidatura no âmbito florestal, em concreto a medida 8.1.1.
    Os terrenos que possuo estão situados no Concelho de Celorico de Basto, no Minho, zona de transição com o Douro e Trás-os-montes.No total serão cerca de 20ha entre terrenos florestais integrantes de uma ZIF e terrenos agrícolas, que estão abandonados há cerca de 20 anos e que hesito em converter para esta implantação.
    A minha dúvida, nesta fase de avaliação, prende-se com o número de anos que a árvore necessita até produzir e qual a esperança de vida da mesma. Tenho também dúvidas sobre as grandes diferenças entre a espécie Franquette e a Rego que são diferençiadas como alternativa ou prioritária, respectivamente, em sede de candidatura.
    A candidatura não me exige um estudo de viabilidade económica, mas penso que não passarei sem o fazer. No entanto, nesta fase, gostaria de obter indicadores económicos para uma ponderação mais efectiva. Será que possuem algum tipo de informação nesta área.
    Agradeço, mais uma vez, a atenção.
    Cumprimentos
    Artur Bastos

    ResponderEliminar
  105. A franquette é preferível. Ter em conta que dificilmente ou nunca, chegará a ter produçoes de 2 000 Kgs/ha, pois as que se dizem por aí, só nas folhas A4 ou nos projetos;é uma cultura cara,exigente,pouco ou nada estudada.Aos 4 anos consegue nozes para gasto de casa e aos 5 poderá vender 1/2 dúzia de Kgs e aos 8 já vende umas coisitas; a partir dos 10 anos entra em produção normal. A duração das árvores pode ir aos 40/50 anos, mas ter em atenção as podas de rejuvenescimento.

    ResponderEliminar
  106. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderEliminar
  107. Olá, Boa tarde
    Gostaria de trocar alguns e-mails consigo sobre a produção de nozes. É possível dar-me o seu contato de e-mail?
    Obrigada
    Ana Santos
    ana.santos@cncfs.pt

    ResponderEliminar
  108. joaomachadotete@gmail.com ---- Pode apresentar as suas questões aqui no blog.

    ResponderEliminar
  109. OLÁ JOÃO! MUITO INTERESSANTE SEU BLOG.E PARABÉNS.ESTOU INTERESSADO EM COMPRAR NÃO SEI COMO FUNCIONA GOSTARIA DE MAIS INFORMAÇÃO DESDE DE JÁ AGRADEÇO.
    SAUL.MAIA41@GMAIL.COM
    ATT: SAUL MAIA

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Contacte comigo em meados de Setembro, na altura da apanha (969 547 252)

      Eliminar
  110. Olá, td bem? Adorei seu blog, e gostaria de tirar uma dúvida: tenho uma nogueira muito muito grande em minha casa, e preciso podá-la...além de fazer isso em dezembro, janeiro ou fevereiro, há algum perigo de prejudicar a arvore ou a princípio é algo sem grandes mistérios...Muito obrigada.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Deve podar sem qualquer receio nessa altura; Chamada poda de rejuvenescimento.

      Eliminar
  111. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderEliminar
  112. Caro coronel
    A cerca de 4 anos que ando a comprar nogueiras enxertadas e não consigo que elas aguentem mais que dois anos. Com o calor acabam por secar apesar de terem rega automática, estarem cobertas por rede sombreadora. Tenho no conselho de gavião distrito de portalegre. Pretendia ter 7 ou 8 nogueiras para consumo proprio mas estou a ver que tenho que desistir. O Coronel Tete pode-me dar alguma ajuda. A variedade que este ano plantei foi franquette.
    Muito Obrigado

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. As nogueiras devem ter morrido por excesso de água, pois a água das regas deve molhar até aos 30 a 40 cm de profundidade e deve circundar a árvore sem tocar no tronco, distante deste a uns 30 cm;As regas devem , ser repetidas de 2 ou 3 dias se o tempo estiver seco e de acordo com a humidade da terra ( levemente humida)

      Eliminar
  113. Olá,
    Gostaria de saber qual a variedade de noz de maior calibre e, de casca tenra. Assim como a respetiva polinizadora.
    Obrigado.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. AS nozes têm sensivelmente o mesmo calibre; no mercado aparecem calibres diferentes, porque são calibradas,mas o calibre depende do solo onde estão plantadas,das regas e fertilizantes adequados e no tempo próprio.De casca fina há várias, mas nem todas são para o mesmo clima.As polinizadoras são escolhidas de acordo com as árvore que preferencialmente vai plantar.

      Eliminar
  114. Olá,
    Gostaria de saber qual a variedade de noz de maior calibre e, de casca tenra. Assim como a respetiva polinizadora.
    Obrigado.

    ResponderEliminar
  115. A resposta está na pergunta acima referida,mas acrescento que a mesma árvore dá nozes de calibres diferentes e normalmente porque a mesma, não é a mais aconselhada para essa região e vai criando frutos diferenciados em tempo excessivo.

    ResponderEliminar
  116. Olá,
    Tenho um terreno com 1 hectar perto de Vila Real (Trás os Montes). É um terreno com uma inclinação suave que termina num ribeiro. O solo vai sendo mais profundo quanto mais perto está do ribeiro. É um terreno soalheiro, sem sombras por perto. Estou indeciso se planto castanheiros ou nogueiras. Imaginando que escolho plantar nogueiras, qual a variedade que me aconselha? Dado ter um emprego que me consome muito tempo, sobra-me pouco para esta nova aventura, daí será melhor plantar uma planta de que altura? Em que altura do ano é melhor plantar?
    Obrigado

    ResponderEliminar
  117. 1 ha é muito pouco para ser tornar rentável.Quanto aos castanheiros apesar de ter nascido no meio deles, não conheço as novas variedades; quanto ás nogueiras se for essa a sua opção, só deve optar por variedades francesas, franquette e fernor.A melhor altura para a plantação aí nessa região é o mês de Março e com árvores com 1 ou 2 anos, bem desenvolvidas e altura de 1 a 2 metros.

    ResponderEliminar
  118. porque não produzir mais nogueiras em Portugal

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. A cultura de nogueiras é complicada, pois tem vários tratamentos e exigências e a apanha (recolha), exige máquinas próprias e caras.A acrescentar a tudo isto, temos o problema dos mercados.

      Eliminar
  119. Bom dia
    Por baixo das nogueiras tenho a germinar uma serie de plantas de nogueira, algumas já com cerca de 1 mt de altura. A questão é se as transplantar elas dão fruto ou precisam de ser enxertadas.
    Obrigado e parabéns pelo blog

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Se são das variedades Portuguesas (rego ou arco ), não tem problemas, se são de variedades estrangeiras, dão fruto, mas degeneram normalmente, pelo que o melhor é enxertar

      Eliminar
  120. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderEliminar
  121. Eliminar o comentário de: Nozes e Nogueiras - Monte da Raposinha

    Jorge Duque disse...

    Boa tarde. Vivo em Resende, Viseu, a 800mts de altitude. Gostaria de plantar algumas nogueiras em alguns terrenos que temos por aqui. A área média deve andar pelos 1000m2. Quais as variedades que me aconselha e qual a percentagem? Vou semear régia conforme li nos seus conselhos. Mas onde posso arranjar garfos para enxertia? Muito obrigado

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. AS variedades, só podem ser as trancesas (franquette, fernor... )por serem variedades tardias e defenderem-se das geadas.As varas para enxertar pode arranjar por aí, mas porque não compra já enxertadas?

      Eliminar
  122. Muito bom dia...
    Gostaria de obter respostosta a algumas questões sobre produção de nozes..
    Tenho um terremo com cerca de 3.5ha n interior algarvio junto ao baixo alentejo..O clima aqui é apropriado..?qual a melhor variedade para esta zona..?quanto tempo desde a plantação até à primeira colheita..?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. O clima é bom, mas ter em atenção a tera e a água disponível; qualquer variedade americana, com excepção da chandler.Se as condições são boas e forem bem tratadas a partir do 5ºano, já pode apanhar umas nozes, mas conte com 1/3 do que se diz para aí.

      Eliminar
    2. Desde já agradeço lhe por me responder...
      Gostaria de o contactar se tivesse diponiblidade pra tal para tirar mais algumas duvidas a cerca da cultura pois o meu conhecimento sobre ele é pouco ou quase nenhum...também n conheço ninguém k faça este tipo d cultura...gostaria d dar utilidade ao terreno que era d meu avô para não ficar ao abandono já que se o pôr a venda n deve ser fácil vende lo...A minha ideia era avançar com uma candidatura junto da proder 2020 dada a minha idade.
      Axa que é viável 3.5ha de nogueiras..?

      Eliminar
    3. Não aconselho plantar 3,5 ha, pois não é rentável tendo em consideração as máquinas que terá de adquirir para a recolha e posterior colocação no mercado ( vibração, tiragem do cascarrão, secagem, calibragem, extracção das chochas, escolha e ensacarem ).

      Eliminar
  123. Boa noite tenho um pequeno pomar(2Ha) em Vila Nogueira de Azeitao com cerca de 28 anos.O pomar nunca foi podado pois na altura havia o "estigma" que as nogueiras nao se podavam.Este ano houve uma reestruturação noutras culturas da propriedade nomeadamente nas vinhas.O nogueiral sendo pouco cuidado e nunca podado ao longo destes anos encontra se com as arvores baixas e bastante largas dificultando muito a mobilidade do trator na lavoura e este ano apenas produziu 650 kilos de noz.
    Gostaria de lhe perguntar se seria benéfico com a idade que o nogueiral tem fazer lhe algum tipo de intervenção no que diz respeito á poda e se esta melhorará a produção ou se pelo contrário poderá ter um impacto negativo.

    Muito Obrigado

    Jose Galvao

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Deve fazer a poda de limpeza e talvez a de rejuvenescimento, em Dez,Jan
      e Fev.

      Eliminar
  124. Bom dia, Estou interessado em comprar nogueiras para trazer Salamanca, Espanha. Eu apreciaria me indicar onde eles vendem nogueiras. Muito obrigado. playarocio@gmail.com

    ResponderEliminar
  125. Deve ter o máximo de cuidado com o porta enxertos e a variedade que pretende; deve fotografá-las no viveiro, quando as escolher e compará-las quando as levanta ou lhas entregarem.

    ResponderEliminar
  126. Boa noite,
    Depois de ler todas as opiniões do seu Blog, que considero excelente, fiquei com alguma ideia de qualidades adequadas a cada tipo de clima. No entanto, gostaria de confirmar e pedir a sua sábia opinião para a possível plantação de 50 arvores (Nogueiras) na zona de Agueda/Aveiro.
    Qual a espécie mais adequada? Qual a polonizadora e que quantidade de cada se deve plantar? Pode plantar-se mais do que uma qualidade? Onde posso encontrar as arvores enxertadas para plantar ainda este ano?

    ResponderEliminar
  127. Ai pode plantar a chandler, lara, tulare e fernor (esta, 5% como polinizadora ).Com essa quantidade é preferível uma só variedade.Há viveiros em Coimbra,no Porto, em Vila Real de Trás-os-Montes, mas se são plantas de raiz nua, convém não se atrasar, pois devem ser plantadas,antes de abrulharem.

    ResponderEliminar
  128. Boa noite Sr. João Tété,
    Venho pedir-lhe o favor de me aconselhar no seguinte:
    Sou um produtor de vinho na Região Demarcada do Douro - São João da Pesqueira. Como complemento à venda do vinho, estou já a produzir uma pequena quantidade de azeite e pretendo plantar algumas figueiras, amendoeiras e também nogueiras para vender em lojas conhecidas como Gourmet em fruto ou doces e compotas. As nogueiras (cerca de 50) serão instaladas num pequeno vale, num terreno plano e abrigado e confinante com um pequeno ribeiro. Esse terreno é muito adequado para batatas e está à cota de 600 metros. O objetivo é produzir em Modo de Produção Biológico e o que tenho em mente é plantar variedades autóctones e tradicionais mas não sei se isso faz sentido. Com este enquadramento peço-lhe ajuda na indicação da variedade de nogueira a plantar e onde conseguirei arranjar essas plantas.
    Antecipadamente grato pela ajuda e com os melhores cumprimentos,
    António José Costa

    ResponderEliminar
  129. Produzir nozes biológicas é bastante complicado, devido ás diversas pragas, se bem que em Trás-os-Montes,considerando as fortes geadas e talvez nevadas, com temperaturas baixas em grande parte do ano, talvez.As variedades Nacionais autóctones,são a rego e a arco,cuja sua origem é na Região Transmontana e Beira Alta. Ver os viveiros de Vila Real e Coimbra.

    ResponderEliminar
  130. Boa tarde.
    Agradeço o favor de me informar o que devo fazer para diminuir a espessura da casca (verde) das nozes de uma nogueira franqueie. Obrigado

    ResponderEliminar
  131. Olá, Sr. João.
    Moro no sul do Brasil, local de clima subtropical.
    Tenho uma propriedade rural, na qual há nogueiras pecan, que rendem frutos regularmente.
    Saberia me dizer se a nogueira comum (“chilena”, como a chamamos por aqui) cresce e frutifica bem por aqui? Consegui fazer brotar várias nozes, dessas que se compram nos supermercados mesmo. Quantos anos acredita que elaa levem para frutificar por aqui?
    Obrigado.
    Saudações,

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Boa tarde Sr. Giuliano. No Sul do Brasil é possivel cultivar a nogueira comum. Eu tenho uma casa no campo, Zona climatica 9 (em França). No meu quintal nasceu uma nogueira de semente a 3m de uma velha. 3 anos depois, ja com 4m, deu as primeiras nozes. Também penso plantar nogueiras pecan (variedades resistentes às condicões climaticas daqui)...aproveito para dar os parabéns ao Sr. João pelo excelente blog.

      Eliminar
    2. 1º tem que as enchertar e aconselho para esse clima a chandler.Duvido é que arrange enxertador e varas para o efeito.O
      melhor é importar do Chile já encertadas.

      Eliminar

  132. Olá Sr. Coronel João
    Em primeiro lugar felicita-lo pelo seu blog.
    De seguida solicitar uma informação.
    Pretendo plantar cerca de 10 nogueiras na zona de Torres Vedras, da informação colhida, recomendaram-me a variedade LARA e como polinizadora a variedade Chandler.
    Pelo que peço a sua opinião sobre estas variedades ou se aconselha outras.

    Cumprimentos
    Manuel Trindade

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Aconselho essas variedades; mas para 10 nogueiras vai arranjar uma carga de trabalhos, pois é uma cultura dificil e que exige máquinas diversas,caras e que não vai tirar rendimento delas; 25 ha é o minimo

      Eliminar
  133. Viva, Senhor Coronel João Tété,

    Parabéns pela excelente iniciativa deste seu blog que, sinceramente, desconhecia. Um excelente exemplo de imparável empreendedorismo! Passarei a consultá-lo com regularidade.

    Cumprimentos,
    Carlos Frescata

    ResponderEliminar
  134. Bom dia, tenho estado a seguir o blog e tenho gostado, tenho um terreno com 8,5ha com agua no Alentejo mais propriamente no concelho de Arraiolos, estou interessado em plantar nogueiras mas queria começar por 1Ha este ano, é uma zona muito quente no verão e muito fria no inverno, ultimamente o que tenho feito no terreno é sementeira de trigo mas a produtividade não é rentável, queria saber qual a variedade que me aconselha? por onde começar? onde devo comprar as árvores? e qual o espaçamento que deve ficar entre as árvores?
    Obrigado pela atenção.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Com 8,5 ha não aconselho nogueiras, a não ser que tenha um vizinho que lhe empreste as máquinas.

      Eliminar
  135. Bom dia
    Excelente a sua explicação.
    Pergunto o seguinte, ofereceram-me uma nogueira a qual plantei no jardim. Está com 2 anos e parece em excelente forma, no entanto parece-me que vou ter um problema pelo que percebi, ela tem de autopolinizar-se, correto? não sei qual a variedade uma vez que foi oferta, existe alguma hipótese de saber qual o tipo? neste momento está a presentar apenas o principio daquilo que deverá ser folhagem, não vejo nenhuma floração da flor masculina e dada a idade da arvore ainda tenho algum tempo até poder ver algum fruto. Estou na zona de Castelo Branco. A pergunta é, alguma vez verei fruto desta nogueira dadas as condicionantes ou tenho de arranjar outra arvore para a complementar?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. se é só uma, ela acaba por dar nozes ,mesmo sem polinizadora.Como é só uma apenas lhe pode aproveitar a sombra.

      Eliminar
  136. Bom dia
    Pode ajudar me, onde posso comprar um descascador de nozes? Em Portugal
    Muito obrigado.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Em Bragança, sei que há uma firma que os fabrica muito bem ,mas não me recordo nome.

      Eliminar
  137. Maria carpinteiro gosta de saber o adubo para nogueira. Tenho duas arvores jovem de 4 anos. So recebeu adubo organico de estabulo.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. è o melhor que lhe pode deitar, de preferência levemente enterrado, de preferência no Inverno e a meio da projeção da copa; para 2 árvores não gaste dinheiro com adubos.

      Eliminar
  138. Tambem se ha necessidade de poda. Quantas haste iniciais devo deixar na planta fase muito jovem

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. 3 pernadas, a altura de 1,5m, rodeando as árvores e distantes uma das outra 10/15cm.

      Eliminar
  139. Caro João Machado,

    é realmente fantástica toda a informação e disponibilidade que dispõe neste blog, li atentamente mas mesmo assim gostaria de lhe fazer uma pergunta, em relação ao tratamento e controle de pragas.

    Plantei há uns anos uma nogueira por simples curiosidade e sinceramente nunca lhe prestei muitos cuidados ou atenção, mas a árvore cresceu imenso e muito rapidamente.

    Há uns 3 anos deu nozes pela primeira vez, e este ano também e em imensa quantidade e qualidade (tamanho).
    No entanto verifico que em todos os frutos, a casca verde foi atacada e apodrecida por um bicho que se infiltra nela através dum buraco e apodrece uma área da casca exterior, deixando manchas negras, aparentemente alojando-se ai e não conseguindo penetrar dentro da casca dura da noz e chegando ao seu interior... não deixando depois a casca verde abrir e estragando a fase final da maturação do fruto.

    O que será? o que devo comprar para o seu tratamento, e como aplicar para essa e prevenção de outras pragas também? região de Aveiro

    Gostaria imenso de poder tratar a árvore não só porque adoro nozes, mas porque realmente é um pecado ter frutos de tão boa qualidade assim estragados.

    Agradeço qualquer ajuda
    Abraço, Ricardo

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. 4 a 5 pulverizações de hidroxido de cobre, espaçados 8 a 10 dias quando começar a abrulhar e quando aparecer o primeiro sinal do tal bicho (deixa serrim ),(carpocapsa), quando estão aos pares,deite-lhe um inseticida, igual ao das macieiras e pereiras.

      Eliminar
  140. Boa noite,

    Plantei um pequeno pomar com 130 nogueiras franquette e fremir que comprei nos viveiros Galbis conforme sua recomendação há alguns anos.
    cerca de 20 não prenderam e secaram. No entanto, saíram novos rebentos.
    Que aconselha fazer:
    - arranco e planto novas;
    - deixo crescer um dos novos rebentos;
    - enxerto um dos novos rebentos.

    Melhores cumprimentos,
    Tiago

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. se souber ou tem quem lhe enxerte é o melhor e mais barato ou então compre outras, mas muito cuidado. com quem lhas vende

      Eliminar
  141. Prezado Sr. Coronel Tété,
    Leio sempre com muita atenção o seu blogue. Colho aqui ensinamentos das suas experiências que me têm sido muito úteis. Queria agora colocar-lhe uma questão: o ano passado plantei nogueiras da variedade Lara. Os agricultores da minha região dizem-me que devo fazer agora a poda das nogueiras, sobretudo retirando os ramos que se foram formando junto do pé da árvore. Queria assim saber a sua opinião. Isto é, se devo fazer a poda agora, ou se mais tarde, a partir de Dezembro. Agradeço a sua atenção.
    Jorge Lopes

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. esses junto ao pé pode e deve cortar a qualquer altura. a poda normal e a cerca de 1,30cm pode fazer em janeiro e fevereiro.

      Eliminar
  142. Boa noite,
    Herdei um terreno em Bragança e estava a pensar fazer um projeto de nogueiras. Não sendo da área da agronomia, queria saber qual a melhor variedade para plantar na zona e quais seriam as suas polinizadoras?

    Obrigada pela atenção,

    Isabel Monteiro

    ResponderEliminar