Pesquisar neste blogue

domingo, 13 de março de 2011

Nogueira de sementeira de noz, sem transplantação


Passado um ano após a sementeira, foi enxertada em Howard a 30 cm do chão e no mês de Fevereiro seguinte foi cortada a 1,30 cm, considerando a primeira poda de formação, apresentando na primavera imediata o potencial que se vê. O branqueado que se nota na folhagem, foi da pulverização efectuada por causa do escaldão.

5 comentários:

  1. Boa noite Sr, Coronel,
    Gostaria de agradecer desde já, os seus ensinamentos que já retirei da sua obra, contudo, gostaria, se possível que me ajudasse a esclarecer a questão da enxertia? é porque eu já tentei a enxertia ( fenda inglesa) na nogueira e até agora sem sucesso, e como tenho algumas semeadas e prontas para enxertar na próxima primavera, gostaria de saber: Que tipo de enxertia mais utiliza, ou que mais sucesso apresenta, e cuidados a ter nessa operação, já que durante dois anos consecutivos não consegui fazer vingar o enxerto! Rebenta, apresenta até algum crescimento mas acaba por morrer (secar)!Muito Agradecido desde já.

    ResponderEliminar
  2. Pratico o garfo de topo e a fenda inglesa, conforme a grossura do porta enxertos; a fenda inglesa exige espessura igual.Terá que enxertar em dia solarengo, sem vento e temperatura a rondar os 25 graus e apertar bem com fita isoladora e pintar com isocolt. Se assim o entender é deslocar-se á minha exploração e terei muito gosto em lhe explicar

    ResponderEliminar
  3. Mais uma vez os meu agradecimentos, embora em Trás os Montes para termos 25º graus já estaremos em data e estado fenológico muito avançados, contudo, vou seguir as recomendações e insistir!
    Quanto à visita, bem, nunca se sabe, talvez num verão a caminho do Sul, é que outra forma será dificil!!!
    Um abraço e muito Obrigado

    ResponderEliminar
  4. Boa tarde

    Sou narural de chaves e gostava de saber que variedade de nogueira devo planatr numa area um pouco humida

    e se a Variedade PECÃ e propiar À regiao

    Obriagdo

    Lusi Medeiros

    ResponderEliminar
  5. Se a plantação pretendida é em terras do vale, mas sem alagamentos do rio Tâmega, aconselho a chandler ( mas compre-as em França ) ; se for em terras mais altas ( com geadas ), a Fernor. Sobre a pecâ, não tenho conhecimentos, mas parece-me não ter qualquer interesse comercial.

    ResponderEliminar